domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sistemática Classificação Biológica


1. Histórico:
Taxonomia :Ramo da Biologia que distribui os seres vivos em grupos hierárquicos denominados táxons, com grupos “menores” incluídos em outros mais abrangentes.
OBS: Táxon – é qualquer agrupamento de organismos com base em semelhança: pode ser uma espécie ou agrupamentos de espécies.
Sistemática: Ramo da Biologia que inclui a Taxonomia, cujo principal objetivo é estudar e compreender a diversidade da vida.
2. O sistema de classificação de Lineu:
A classificação biológica moderna teve início com os trabalhos do botânico sueco Carl Von Linné, conhecido como Lineu (em português). Lineu usou o critério de ESPÉCIE para classificar os seres vivos, criando um sistema eficiente para dar nomes aos seres vivos, criando uma nomenclatura biológica.









Figura: retrato de Lineu, que lançou as bases da nomenclatura biológica.

REGRAS DA NOMENCLATURA BIOLÓGICA:
• Todo nome científico de uma espécie é formado por duas palavras: a 1ª palavra é o GÊNERO, a 2ª palavra é o EPÍTETO ESPECÍFICO, sendo assim, uma NOMENCLATURA BINOMIAL.
EX: Homo sapiens (homo – gênero; sapeins – espíteto específco; homo sapiens – nome científico da espécie humana).
• O gênero sempre é escrito com a inicial maiúscula e o epíteto específico, com inicial minúscula.
• O nome científico de uma espécie é escrito em latim, devido o latim ser uma língua que não é mais usada como língua oficial de nenhum país.
• O nome científico de uma espécie deve ser destacado do texto, sendo assim, pode ser usado o itálico ou o sublinhado.
Ex: Canis lupus ou Canis lupus.
TABELA: Nomes científicos de alguns organismos
Nome popular
Nome Científico
Espécie humana
Homo sapiens
Cachorro
Canis familiaris
Girafa
Giraffa camelopardalis
Gato
Felis catus
Milho
Zea mays
Minhoca
Pheretima hawaiiana
Batata-inglesa
Solanum tuberosum

3. Categorias taxonômicas:
Lineu usou a ESPÉCIE com o táxon mais básico do sistema de classificação. Sendo a espécie o táxon menos diversificado. Sendo assim, em ordem hierárquica, os seres vivos estão divididos nas seguintes categorias taxonômicas:
REINO – FILO – CLASSE – ORDEM – FAMÍLIA – GÊNERO – ESPÉCIE.
Sendo que o reino é o conjunto de filos, o filo é um conjunto de classe, a classe é um conjunto de ordens, a ordem é o conjunto de família, a família é o conjunto de gênero e o gênero é o conjunto de espécie. A espécie apresenta dois tipos de conceitos:
CONCEITO BIOLÓGICO DE ESPÉCIE: Espécie é um grupo de seres semelhantes capazes de cruzarem, gerando descendentes férteis.
CONCEITO FILOGENÉTICO DE ESPÉCIE: Espécie é uma linhagem derivada de uma linhagem única ancestral, ou seja, é um grupo de seres que possuem características derivadas de um mesmo ancestral. Sendo assim, o conceito biológico de espécie considera o fator reprodução como principal fator para originar uma espécie, já o conceito filogenético, baseia-se, principalmente, na evolução das espécies de acordo com um ancestral comum.
4. A classificação biológica e a teoria evolucionista: 
Para a teoria evolucionista, as semelhanças e diferenças entre os seres vivos resultam de suas histórias evolutivas. Duas espécies que se diversificaram mais recentemente de uma espécie ancestral tendem a ter maiores semelhanças entre si do que com espécies cujo grau de parentesco evolutivo é mais antigo. Por exemplo, entre um cachorro (que é um mamífero) e um pássaro (que é uma ave) há mais semelhanças entre esses animais do que se compararmos um desses animais com um peixe, por exemplo, pois mamíferos e aves possuem o mesmo ancestral apresentando mais semelhanças entre eles.
FILOGENIA ou árvore filogenética – designa as relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos.
CLADOGRAMA :  Símbolo ou representação gráfica em forma de árvore que mostra as relações filogenéticas entre os grupos de seres vivos considerados.
OBS: HOMOLOGIA :Quando seres possuem estruturas homólogas quer dizer que, possuem estruturas que se originaram de forma semelhante, ou seja, possuem origem semelhante mas funções diferentes ou iguais.

Exemplo: Asa de um morcego e asa de uma ave.
ANALOGIA : Quando seres possuem estruturas análogas quer dizer que, possuem estruturas que se originaram de forma diferentes, ou seja, possuem origem diferente mas funções iguais.


Exemplo de estruturas análogas – nadadeira de um tubarão (peixe) e nadadeira de um golfinho (mamífero).
5. Reinos de seres vivos:
Os seres vivos estão organizados em cinco reinos, pois os seres de um mesmo reino apresentam características exclusivas comuns aos representantes de um reino. A teoria celular afirma que todos os seres vivos são formados por células, assim os vírus são as únicas exceções à teoria celular, pois não são formados por células, por essa razão, os vírus não estão incluídos em nenhum dos cinco reinos.

Caracteristica
                                   Reinos
Monera
Protista
Fungi
Animalia
Plantae
Tipo de célula
Procariótica
Eucariótica
Eucariótica
Eucariótica
Eucariótica
Quantidade de célula
Unicelular
Unicelular ou
Pluricelular
Unicelular ou
Pluricelular
Pluricelular
Pluricelular
Tipo de nutrição
Autotrófico
Ou heterotrófico
Autotrófico
ou
Heterotrófico
Heterotrófico
Heterotrófico
Autotrófico

Exemplos de
Representantes
Bactérias e
cianobactérias
Ameba e
Algas
Cogumelo e
Levedura
Cachorro e
Tartaruga
Musgo e
Pinheiro


6.LINKS ÚTEIS:
Disponível em: www.coladaweb.com ›
Disponível :www.slideshare.net/pliniosantos_10/aula-classificao-dos-seres-vivo.
Disponível:professor.bio.br/provas_questoes.asp?section=Taxonomia


  



7. MAPA CONCEITUAL:


8. Referências Bibliográficas:
AMABIS,J.M.Biologia do Organismo;Ed 2º,São Paulo,2004.
Disponivel em: www.aridesa.com.br.







Nenhum comentário:

Postar um comentário