segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sistema de integração e controle corporal


           O corpo humano é composto por inúmeros sistemas de controle. O sistema nervoso integra e coordena o organismo e, aliado ao sistema endócrino, permite mudanças fisiológicas rápidas, visando à adaptação do corpo ao ambiente e à manutenção da homeostase.

Impulso Nervoso

SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)

O Sistema nervoso central (SNC) é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, que é envolvido pelas meninges (dura-máter, aracnóide e pia-máter), e pelo líquido cefalorraquidiano. Estruturas ósseas, como a caixa craniana e a coluna vertebral, que protegem o encéfalo e a medula espinal, respectivamente.
 O encéfalo pode ser subdividido em: Cérebro: que coordena a inteligência, as emoções e os órgãos do sentido e está relacionado  ao aprendizado e à memória. Cerebelo: Que está envolvido com a coordenação dos movimentos, o tônus muscular e o equilíbrio do corpo. Bulbo: também chamado medula oblonga, é o centro cardiorrespiratório.


Medula espinal: funciona como centro de transmissão e integração de informações, intermediando a comunicação entre o corpo e o encéfalo. Também é responsável por comandar respostas nervosas rápidas e involuntárias, conhecidas como reflexos medulares. Reflexos medulares: envolvem, normalmente, apenas três neurônios: um sensitivo, um motor e, entre eles, um associativo. Exemplos de reflexos medulares:  A salivação em razão do cheiro de comida; A contração pupilar pelo estímulo luminoso; O recuo da mão ao tocar um objeto quente.
Sentidos:

 Os órgãos dos sentidos: olhos, orelhas, nariz, língua e pele. Contêm receptores nervosos  que convertem estímulos, como luz, som e substâncias  químicas,  em impulsos nervosos, que são interpretados pelo SNC.

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP)

O Sistema nervoso periférico (SNP) é  formado por nervos (conjunto de axônios e/ou dendritos) e gânglios (dilatações dos nervos, formadas por um conjunto de corpos celulares de diferentes neurônios). Nervo sensitivo (aferente): é formado apenas por fibras sensitivas, que conduzem o sinal da periferia do corpo (órgãos sensoriais) aos órgãos de processamento (SNC).  Nervo motor (eferente): é formado apenas por fibras motoras, que conduzem sinais do SNC para os órgãos efetores. Quando possui fibras sensitivas e motoras, é denominado nervo misto.
A espécie humana contém 12 pares de nervos cranianos; mistos: a raiz dorsal é sensitiva, e a ventral, motora. 31 pares de nervos raquidianos ou espinais (medulares).
O SNP pode ser: Somático (voluntário); Autônomo (involuntário), que se divide em:  Simpático; neurotransmissores: adrenalina e a noradrenalina; parassimpático; neurotransmissor: acetilcolina.

SISTEMA ENDÓCRINO
 
    O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Ele é formado por uma série de glândulas, chamadas de glândulas endócrinas, elas secretam os hormônios, que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano.
As principais glândulas endócrinas humanas são: Pineal: É uma pequena glândula situada no centro do cérebro. Sua principal função é o controle dos ciclos diários de sono e vigília. Hipófise: É uma pequena glândula, situada sob o encéfalo e ligada ao hipotálamo. Ela controla diretamente diversas funções metabólicas, e estimula ou inibe a ação de outras glândulas. Ela se divide em duas regiões: A neuro-hipófise  que secreta principalmente dois hormônios: a ocitocina e o hormônio antidiurético (ADH).E  a  adeno-hipófise que secreta diversos hormônios.
Tireóide: A tireóide é uma glândula situada na região frontal do pescoço. Os principais hormônios secretados pela tireoide são: a tiroxina (T4), a triidoxina (T3) e a calcitonina. O T4 e o T3 regulam o metabolismo celular. Já a calcitonina regula a concentração de cálcio, elemento importante para a contração muscular.

Paratireóides: As paratireóides secretam o paratormônio (PTH), que atua na regulação da concentração de cálcio no organismo.

Suprarrenais: As glândulas suprarrenais, ou adrenais, estão localizadas sobre os rins. São divididos em duas regiões, uma externa, o córtex adrenal, e outra interna, a medula adrenal.

Pâncreas: O pâncreas é uma glândula mista localizada na região abdominal ela possui funções endócrinas quanto exócrinas. A função endócrina é realizada por diversos conjuntos de células chamadas de ilhotas de Langerhans. Dois dos principais hormônios produzidos pelas ilhotas de Langerhans são a insulina e o glucagon, ambos relacionados ao controle da concentração de glicose no sangue.
Ovários: Os ovários secretam os hormônios sexuais femininos, o estrógeno e a progesterona. O estrógeno está relacionado ao ciclo menstrual e ao desenvolvimento de características sexuais secundárias femininas. A progesterona promove alterações necessárias para a manutenção de uma possível gravidez.
Testículos: Os testículos secretam o hormônio sexual masculino, a testosterona. Este hormônio, entre outras funções, promove o desenvolvimento de características sexuais secundárias masculinas.

LINKS INTERESSANTES SOBRE O TEMA:

Game:
http://anatogames.blogspot.com.br/
Quiz :


REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário